Início do menu principal

Alternativa textual para CAPTCHA

Quando um site fizer uso de CAPTCHAS ele deve vir acompanhado de uma descrição que identifique aquele conteúdo não textual como sendo um CAPTCHA. A partir desta descrição, o usuário deve ser capaz de identificar que o CAPTCHA requer a conclusão de uma tarefa e que tipo de tarefa é.

Por exemplo, se o CAPTCHA pede que o usuário digite um texto presente em uma imagem a descrição deve informar “Digite a palavra da imagem”.

Em conjunto com essa descrição que identifica um CAPTCHA é necessário que seja fornecido uma versão alternativa de CAPTCHA usando uma modalidade diferente de tarefa para que usuários com deficiência possam concluir com sucesso o que é solicitado pelo CAPTCHA.

Por exemplo, uma página que possui um CAPTCHA com uma tarefa visual, como transcrever uma imagem em texto, pode oferecer juntamente a esse desafio visual uma opção alternativa, como inserir o conteúdo de um áudio, permitindo que usuários com deficiência visual possam completar a tarefa solicitada, ou fornecer uma alternativa em tela como um campo de formulário que pergunta “quanto é dois mais sete?” permitindo que usuários com deficiência auditiva possam inserir a resposta correta e completar a tarefa solicitada.

Deve-se garantir que a alternativa para os CAPTCHAs em imagens não apresentem dificuldade excessiva para pessoas com deficiência, tais como desafios em áudio com nível de ruído que torne muito difícil o entendimento ou desafios lógicos com nível de dificuldade excessivo.

Referência: Schmeelk, S., & Petrie, H. (2022). Digital Authentication for Visually Disabled People: Initial Results of an Online Survey. In International Conference on Computers Helping People with Special Needs (pp. 41-50). Cham: Springer International Publishing.