Alternativa textual para CAPTCHA
Quando um site fizer uso de CAPTCHAS ele deve vir acompanhado de uma descrição que identifique aquele conteúdo não textual como sendo um CAPTCHA. A partir desta descrição, o usuário deve ser capaz de identificar que o CAPTCHA requer a conclusão de uma tarefa e que tipo de tarefa é.
Por exemplo, se o CAPTCHA pede que o usuário digite um texto presente em uma imagem a descrição deve informar “Digite a palavra da imagem”.
Em conjunto com essa descrição que identifica um CAPTCHA é necessário que seja fornecido uma versão alternativa de CAPTCHA usando uma modalidade diferente de tarefa para que usuários com deficiência possam concluir com sucesso o que é solicitado pelo CAPTCHA.
Por exemplo, uma página que possui um CAPTCHA com uma tarefa visual, como transcrever uma imagem em texto, pode oferecer juntamente a esse desafio visual uma opção alternativa, como inserir o conteúdo de um áudio, permitindo que usuários com deficiência visual possam completar a tarefa solicitada, ou fornecer uma alternativa em tela como um campo de formulário que pergunta “quanto é dois mais sete?” permitindo que usuários com deficiência auditiva possam inserir a resposta correta e completar a tarefa solicitada.
Deve-se garantir que a alternativa para os CAPTCHAs em imagens não apresentem dificuldade excessiva para pessoas com deficiência, tais como desafios em áudio com nível de ruído que torne muito difícil o entendimento ou desafios lógicos com nível de dificuldade excessivo.
Referência: Schmeelk, S., & Petrie, H. (2022). Digital Authentication for Visually Disabled People: Initial Results of an Online Survey. In International Conference on Computers Helping People with Special Needs (pp. 41-50). Cham: Springer International Publishing.